sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Esperança - Suzanne Collins

 Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?


"A Esperança" terceiro volume de Jogos Vorazes foi um dos livros mais intensos que já li: As coisas não param de acontecer por um minuto se quer e você é obrigado a devorar o livro em poucas horas.
Eu sei que teve muita gente que não gostou do final da série e é claro tiveram coisas que eu não gostei também, e a principal delas foi a pouca participação do meu personagem favorito o Peeta. Porém no geral eu gostei do final, poderia ter sido um pouco mais detalhado, mas também não deixou pontas soltas, pelo menos ao meu ver.
Também gostei das reflexões que eu tive ao ler esse volume, alguns trechos ficaram em minha mente por dias:
"Não tenho mais nenhum compromisso com aqueles monstros chamados humanos. Eu mesma me desprezo por fazer parte deles. Acho que Peeta tinha razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras espécies descentes assumissem o planeta. Porque há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica seus filhos para resolver suas diferenças... A verdade é que viver num mundo em que esse tipo de coisa acontece não traz benefício pra ninguém."
Acho que nesse ponto a autora não estava mais falando sobre o mundo que ela criou, mas sim sobre o mundo que existe a nossa volta, o mundo em que "crianças" de 18 anos são enviadas ao exercito e treinados para lutar e matar em jogos muito mais vorazes do que os do livro. Realmente "há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica seus filhos para resolver suas diferenças"
Quando comecei a ler a série, ou até antes de começar, toda essa ideia de Jogos Vorazes me parecia tão irreal, acho que por isso eu não tinha vontade de ler, mas agora pensando melhor, nosso mundo já viu coisas bem piores: Holocausto, bomba atômica, massacres de todas as formas imagináveis, os jogos vorazes não são nada perto disso.
A conclusão é que eu amei a série, não consigo dizer de qual dos três gostei mais porque como mencionei no post sobre "Em Chamas" eles são apenas volumes de um mesmo livro, pra mim não há como separá-los. 


4 comentários:

  1. Eu me arrepiei com o trecho que você selecionou e as reflexões que vieram a seguir. A humanidade me assusta, nós somos tão canibais de nós mesmos... Novamente a sua resenha de "A esperança" é a única que li, exatamente porque as pessoas não conseguem deixar de ceder a tentação dos spoils e eu quero evitar isso. Mas, mesmo sem ter lido nenhuma resenha eu sei que muitas pessoas não gostaram do fim da série e ficaram mega revoltadas. Bem, essa eu pretendo conferir pessoalmente.

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir
  2. Eu não li ainda nenhum deles ainda, depois que vi o filme em chamas tentei comprar, mas estavam esgotados nas lojas.. depois não tentei comprar de novo... na verdade queria comprar logo antes que comecem a mudar as capas para os posters dos filmes kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi,
    sei que muita gente não gostou mesmo do final, mas eu preciso dizer que gostei. Não achei ele previsível, o que foi a melhor parte. é lógico que muita coisa ruim acontece, algumas mortes simplesmente me destruíram, e eu senti muita raiva do Distrito 13 algumas vezes, mas acho que em conflitos como esse nem sempre há um lado 100% certo, assim como mortes são inevitáveis...
    Concordo com vc, não tem como escolher apenas um porque são todos ótimos, como um só! Quem não leu precisa ler ><

    Tem postagem nova no meu blog,
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS
    titulosdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriana! Eu adorei a triologia, adorei o final, mas tenho a opinião de que a série ficaria perfeita se a Suzanne tivesse escrito 2 volumes. Enxugando o 1 e o 3 dava para distrubuir neles a história do 2. Gostei da sua comparação com os fatos da nossa história. Lembrei até de torcidas organizadas que marcam encontros na internet para se matar. Acontece aqui, no Rio de Janeiro, e em certos bairros, em dia de jogo, um cidadão de bem não pode ir à rua vestindo a camisa do seu distrito, digo, do seu time, pois as torcidas não se preocupam em diferenciar quem consentiu em participar da porrada. Passou com a camisa errada, apanha também.

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...