segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Moradora de Wildfell Hall - Anne Brönte

Eu já conhecia e história de "A Moradora de Wildfell Hall" porque já tinha assistido a adaptação da BBC (Muito boa por sinal), então o livro em si não foi uma grande surpresa, mas a descrição das circunstâncias que envolvem namoro, casamento e convivência em uma família foram tão reais que chego a pensar que a própria autora viveu pelo menos parte daquilo que escreveu.

Por que eu digo isso? Bem, o livro de Anne Bronte é um romance realista, a mocinha - Helen, se encanta com um jovem bonito, rico e simpático - Arthur, que é conhecido por seus maus hábitos. Mesmo sendo alertada por sua tia ela decide se casar com ele acreditando que poderá ensiná-lo a ser uma pessoa melhor. 
Num romance normal ele mudaria por ela e os dois seriam felizes para sempre, mas não nesse livro, ele mostra o que realmente acontece quando uma jovem se casa com alguém apenas baseada no fato do moço ser bonito, rico e simpático.


No começo os dois vivem relativamente bem até que ele começa a voltar a seus velhos hábitos. 
Numa época em que a mulher tinha que suportar as coisas calada, Anne Brönte foi capaz de expor a verdade que nenhuma autora antes dela foi capaz de revelar.


Daí talvez você pense: "Há, mas eu gosto de romances fofos daqueles que não existem na vida real", posso assegurar que esse livro tem romance e é fofo, tem umas cenas que me fizeram suspirar profundamente, porém é um romance bem maduro e racional do tipo que acontece na vida real e resulta em casamentos felizes, por isso acho que deveria ser lido por todas as mulheres, é uma espécie de guia de vida que nos mostra que o nosso mundo mudou, mas a essência do ser humano continua a mesma e os problemas conjugais e suas origens também.
Enfim, se você gosta de clássicos esse é imperdível e eu recomendo muitíssimo.


2 comentários:

  1. Quanto mais eu leio coisas das irmãs Brontë mais eu gosto delas, simples assim e esse livro já está na minha lista, afinal por mais que que eu goste de um romance leve de vez em quanto o espirito as vezes precisa de algo mais solido para ficar bem alimentado ai nessas horas a gente tem que se apegar mesmo é com os clássicos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, ainda não li nenhum livro da Anne Bronte,esse parece ser daqueles romances bem profundos, a gente nunca esquece, porquê fica guardado algo dele na gente.
    Espero ler em breve.

    Bjão
    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...