terça-feira, 16 de outubro de 2012

Xadrez - Fabiane Ribeiro

Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

"A diferença entre os adultos e as crianças é que, quando crescemos, aprendemos a usar palavras difíceis, achamos que entendemos tudo, aprendemos a nos distanciar dos sonhos e fingimos, fingimos muito. Porque sempre nos preocupamos em manter as aparências, e em não fazer coisas que nos deixam realmente felizes. Deixamos de nos encantar, de dar valor ao que tem valor, de fazer o mundo ao nosso redor sorrir, e de sorrir de volta para ele. Não nos permitimos fazer coisas diferentes, porque seguimos regras o tempo todo."
Xadrez, ou Jogando Xadrez com os Anjos  de que é o nome da nova edição é um livro que eu estava bem ansiosa para ler, quando o blog foi selecionado para participar do book tour a meses atras eu fiquei realmente muito feliz, e lamento muito dizer isso, mas apesar de trechos bonitos como esse a cima, o livro me decepcionou. De começo eu estava gostando e cheguei a me emocionar com a Anne e com seu sofrimento e achei legal a forma como a Fabiane tentou passar uma mensagem positiva e otimista, a ideia geral da história é muito boa, mas chegou um ponto em que todo aquele otimismo me cansou sabe? Ficou   irrealístico, e pra mim irrealístico não se trata de algo que não possa acontecer, mas sim de a autora não conseguir me convencer de que aquilo pudesse acontecer e o livro não me convenceu. 
Li resenhas de pessoas elogiando um monte então espero não estar sendo injusta, mas é minha opinião e tenho que ser sincera, inclusive a primeira pessoa pra quem eu falei foi a própria Fabiane e ela foi super fofa e aceitou numa boa, bem profissional, e fiquei bem aliviada por que foi a primeira vez que tive que criticar um livro de  autor parceiro e não é uma coisa fácil de se fazer.
Como muitas pessoas elogiaram recomendo que você leia e tire suas próprias conclusões afinal opinião é que nem umbigo, cada um tem o seu.

Pessoas, só pra lembrar, eu estou sorteando um Kit com 15 marcadores no facebook, para participar é só acessar o link AQUI.

Um comentário:

  1. Ei Adriana,

    É complicado mesmo quando não gostamos de um livro nacional e que a maioria só elogia, já aconteceu comigo. Mas é isso mesmo, várias opiniões diferente e aqueles que não tem coragem de falar mal rsrs.

    Eu tinha bastante curiosidade de ler, mas agora lendo sua resenha fiquei lembrando do jogo do contente da Pollyanna rsrsrs e por enquanto não animo não. ^^

    bjs

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...