segunda-feira, 9 de julho de 2012

Elvis Presley - A Vida na Música - Ernst Jorgensen

Sinopse: Para os aficionados por Elvis Presley, este livro é leitura essencial para entender e conhecer tudo sobre a carreira do Rei do Rock’n’Roll. Apresenta informações completas sobre todas as sessões de gravação entre o verão de 1953 e o de 1977, e tudo sobre a discografia, incluindo gravações caseiras e amadoras, gravações ao vivo e sobras de estúdio. Um relato abrangente, penetrante e revelador sobre a carreira musical de Elvis Presley.


"Sempre senti que algum dia, de alguma forma, algo aconteceria e mudaria tudo para mim, e eu sonhava acordado imaginando como seria." - Elvis Presley, agosto de 1956
"Um relato abrangente e revelador sobre a carreira musical de Elvis Presley[...] concentra a atenção do leitor naquilo que realmente importa na saga de Presley - a música - e tem lugar obrigatório na estante de todo fã de rock" - Billboard
Ganhei o livro "Elvis Presley, A vida na música" há vários meses no blog Entre Fatos e Livros, e apesar de me interessar muito pelo tema, acabei protelando a leitura, isso porque logo percebi que seria uma leitura mais técnica, então decidi intercalar a leitura dele com outros livros o que acabei não fazendo. Por fim a umas duas semanas eu resolvi encarar o desafio, e que surpresa eu tive! Achei sinceramente que seria cansativo, mas não foi mesmo! Eu mergulhei em um mundo pelo qual eu me apaixonei ainda mais, o mundo de Elvis, da música e do Rock.
Sim, o livro é técnico, não se trata de uma biografia, você não vai encontrar fofocas sobre a vida pessoal de Elvis, mas sim como disse a já citada Billboard, se concentra no que realmente importa: A música dele. Apesar disso, acho que nenhuma biografia poderia ter me revelado tanto sobre sua personalidade, não tem meio melhor de se conhecer o íntimo de um artista do que analisando sua obra. Nesse sentido o livro me levou por uma viajem para cada momento realmente importante, as seções de gravação, onde conheci seus erros, suas limitações, seu bom humor do começo da carreira e seu evidente cansaço e depressão no final de sua vida. Depois de ter acompanhado tudo isso eu sinto como se eu de alguma forma o tivesse conhecido, não como alguém da família ou um amigo, mas como um colega de trabalho, que observa os bons e maus momentos, os sucessos e os fracassos.
Devo mencionar que o autor Ernst Jorgensen fez um trabalho de pesquisa minucioso, ele ouviu cada gravação de Elvis que a RCA tinha catalogado. ( A RCA era a gravadora de Elvis) Também teve ajuda de muitas pessoas que trabalharam de perto com Elvis, como o produtor Felton Jarvis que acompanhou Elvis de 1966 até a morte do cantor em 1977, então seu trabalho tem muita credibilidade e é considerado um dos poucos livros sobre Elvis que realmente valem a pena ser lidos, eu não li outros livros sobre ele, mas acho que mesmo assim posso concordar com isso.
"Naquele tempo, para a cultura mundial, o nome Elvis Presley já se tornara sua própria definição, prescindindo de qualquer outro ponto de referência, personificando todas as contradições, todas as anomalias e toda a beleza inerente ao melhor da música. " 
Eu super recomendo esse livro, porém não o faço a todo tipo de leitor, só para os fãs de Elvis que assim como eu são apaixonados pela música e pela maravilhosa forma como ela nasce.

2 comentários:

  1. Gosto bastante de algumas músicas dele, principalmente aquelas mais conhecidas, né? Não tem como não gostar. Mas como vc msm disse, não é uma leitura para qualquer leitor e acho que me encaixo aí... Não por ser sobre o Elvis, mas pq não curto msm livros biográficos, sabe? :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. ADRIANA!
    DEVE SER REALMENTE UM LIVRO MARAVILHOSO, COMO FOI A PRÓPRIA HIST´RIA DE VIDA, CONTROVERSA, DELA.
    AS MÚSICAS, A VOZ E A BELEZA SÃO INCOMPARÁVEIS. sOU DA GERAÇÃO DO ELVIS E AMO!

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração!!
    Desejo uma ótima semana!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...