sexta-feira, 6 de abril de 2012

Romeu e Julieta - William Shakespeare

Sinopse: O Amor apresenta-se à vida de Romeu e Julieta de modo traiçoeiro: ambos apaixonam-se instantaneamente, em uma festa - um baile de máscaras -, desconhecendo a identidade um do outro. Ele é filho dos Montéquio, e ela, dos Capuleto, duas das mais poderosas famílias de Verona, inimigas entre si. Desobedecendo as restrições familiares e políticas, eles vivem a sua paixão explosiva e desesperançada, naquela que se tornou a mais famosa história de amor da literatura ocidental, além de uma das mais populares tragédias Shakespearianas.

É só teu nome que é meu inimigo. Mas tu és tu mesmo, não um Montéquio. E o que é um Montéquio? Não é mão, nem pé, nem braço, nem qualquer outra parte de um homem. Ah, se fosses algum outro nome! O que significa um nome? Aquilo a que chamamos rosa, com qualquer outro nome teria o mesmo e doce perfume. E Romeu também, mesmo que não se chamasse Romeu, ainda assim teria a mesma amada perfeição que lhe é própria, sem esse título. Romeu, livra-te de teu nome; em troca dele que não é parte de ti, toma-me inteira para ti.

Bom, devo dizer que embora Romeu e Julieta seja um grande clássico, não achei que eu fosse gostar tanto desse livro, pensei que o fato de ser uma peça faria com que a leitura não fosse tão viva - em uma peça não temos descrições detalhadas dos gestos, das expressões faciais, dos lugares ou da aparência dos personagens, porque obviamente esse tipo de coisa cabe aos atores e não ao texto - Mas, eu estava enganada, o texto de Shakespeare é tão bem escrito que dispensa qualquer outra coisa, o cara realmente foi um gênio, não é a toa que seja tão conhecido, sim porque até quem nunca pegou um livro na mão ou entrou num teatro sabe muito bem quem são Romeu e Julieta e conhece seu trágico fim.
Nem preciso dizer que recomendo muito esse livro, embora seja completamente desnecessário fazê-lo já que muitos já o fizeram antes de mim.
O livro já foi adaptado de diversas maneiras, acho que a versão mais famosa é a de 1996 com Leonardo DiCaprio e Claire Danes, mas a versão que eu mais gosto é de 1968 com Leonard Whiting e Olivia Hussey que além de ser muito fiel ao livro, também tem atores maravilhosos, me apaixonei pelo Romeu lindo e ótimo ator, sério ele foi perfeito pelo menos na minha opinião.

1996 - Leonardo DiCaprio e Claire Danes 
1968 - Leonard Whiting e Olivia Hussey 

5 comentários:

  1. Eu tinha implicância com Shakespeare, mas ai percebi que dois dos meus autores favoritos citavam ele demais e eu ficava voando e para completar meu cunhado deu a minha irmã Macbeth e tive a mesma impressão que você: "o texto de Shakespeare é tão bem escrito que dispensa qualquer outra coisa"

    Eu acrescentaria também que achei ele bem mexicano rsrs... As emoções são extremas, o amor, o ódio, a ganancia e eu amo tudo isso!!! Tenho que ler mais Shakespeare!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mexicano! rsrs é verdade!
      Realmente é tudo muito intenso, completamente irreal, mas muito gostoso de ler.

      Excluir
  2. Ai, eu admito que adoro livros de romance, e que tenho alguns livros de Shakespeare aqui em casa, mas ainda não li nenhum deles :x Eu sou tão compulsiva, estou sempre comprando tantos livros e eles só se acumulam e nunca da tempo de ler tudo! Mas eu não morro antes de ler pelo menos um livro dele! kkkk

    bjs
    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim vc vai gostar.
      haim! Também sou um pouco compulsiva, não chego a ter um monte de livros acumulados, mas tenho vontade de comprar todos que vejo pela frente! É preciso muito autocontrole nessas horas.

      Excluir
  3. Devo dizer que nunca me interessei por ler Romeu e Julieta, justamente por ser uma peça, não acho que eu vá gostar, mas já que você recomenda ^^ quem sabe um dia, eu leia.
    Mas eu amo ver adaptações da obra <3
    Bjus

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...