quinta-feira, 12 de abril de 2012

Queda de Gigantes - Ken Follett

Sinopse: Queda de gigantes é o novo épico de Ken Follett. O primeiro romance desta trilogia segue o destino de cinco famílias durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Aos 13 anos de idade, Billy Williams entra em um mundo de homens nos poços de mineração da Gália. Gus Dewar, um estudante de direito norte-americano sem sorte no amor, encontra uma carreira nova e surpreendente. Dois irmãos órfãos russos, Grigori e Lev Peshkov, embarcam em caminhos radicalmente diferentes separados por metade do mundo quando seus planos de emigrar para os Estados Unidos falham por causa da guerra e da revolução. Estes e muitos outros personagens têm suas vidas intimamente entrelaçadas em uma saga que se desdobra em drama intrigante e complexo. Queda de gigantes vai de Washington à São Petersburgo, da sujeira e do perigo de uma mina de carvão aos candelabros brilhantes de um palácio, dos corredores do poder para os quartos dos poderosos. Como sempre acontece com Ken Follett, o contexto histórico pesquisado é brilhante e a ação processada em movimentos rápidos. Os personagens são ricos em nuances e emoção. O Século XX está apenas começando.

- Se o Exército ainda estivesse no comando, nós jamais teríamos assinado o documento de hoje.
- Mas vocês não estão no comando, porque perderam a guerra. Vocês disseram ao Kaiser que conseguiriam ganhá-la e, por causa disso ele perdeu a coroa. Como vamos aprender com nossos erros se vocês deixarem o povo alemão acreditar em mentiras como essas?
- Se o povo achar que fomos derrotados vai ficar desmoralizado.
- O Povo deveria ficar desmoralizado! Os líderes europeus agiram de forma perversa e tola, e o resultado foi que 10 milhões de homens morreram. Ao menos permita que os alemães entendam isso, para que eles nunca mais deixem acontecer novamente!
- Não - respondeu seu pai.
Queda de Gigantes de Ken Follett é um romance histórico que relata as mudanças do começo do século XX através das vidas de cinco famílias, duas inglesas, uma americana, uma alemã e uma russa. Foi uma aula de história e tanto e isso foi o que mais gostei no livro, não me apeguei muito aos personagens e os romances não me comoveram nem um pouco, mas a forma como o autor conduziu os personagens de modo a abranger todas as principais questões sociais e políticas do início do século XX foi magistral. Conseguiu abordar a questão do voto feminino, a primeira guerra mundial e todas as questões que levaram a ela e a revolução russa, nos deixando ao final do livro cientes do contexto que levou ao surgimento do nazismo e da segunda guerra mundial que será o tema do próximo livro da trilogia. Ele me abriu os olhos para muitos fatos que eu desconhecia, foi realmente muito instrutivo.
Como eu já disse não me apeguei muito aos personagens e achei os romances muito vulgares e isso foi um pouco negativo, mesmo assim gostei do livro e se não fosse por esse pequeno detalhe sei que entraria para minha lista de favoritos. Tanto é assim que já estou ansiosa para ler o próximo volume que deve sair só ano que vem infelizmente.
Se você gosta de história, certamente vai apreciar aprender sobre esses eventos tão importantes de um modo que você nunca vai esquecer.

Um comentário:

  1. Oi,
    gosto de livros históricos,pois sempre nos ensina algo.As vezes os fatos reais sobrepõe-se as partes criadas pelo autor.Porém é essa mistura que deixa a leitura mais interessante.
    Enfim, esse parece ser um bom livro.
    Parabéns pela resenha .
    Bjão

    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...