sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Exodus - Leon Uris

Hoje eu vou falar de um livro que é muito importante para mim; "Exodus" de Leon Uris.
Esse livro é importante para mim porque foi o primeiro grande livro que eu li, eu peguei na biblioteca da escola quando eu estava na 8ª série, o exemplar da escola era composto de 2 volumes, e inicialmente eu li o livro 2, só mais tarde é que eu fui descobrir que tinha o 1, bom os dois juntos tem quase 900 páginas, depois da bíblia é o maior livro que eu já li.

Além de ser o primeiro, ele foi por muito tempo o meu livro favorito, e ainda está entre eles, ele também atiçou meu gosto pela leitura, na verdade foi depois de "Exodus" que eu comecei realmente a ler. Pra vocês terem noção apesar do tamanho dele eu já o li três vezes, a última foi esse ano quando eu comprei o meu exemplar, e de novo ele reavivou meu gosto pela leitura, e depois dele comecei a comprar livros coisa que eu não fazia.
Sobre o que fala o livro? Ele descreve as atrocidades que os judeus suportaram na Europa nos séculos XIX e XX, (incluindo 1ª e 2ª Guerra Mundial) e o êxodo desse povo em direção a palestina em busca de um estado próprio. Um sonho acalentado por milênios, concretizado depois de muita luta e sofrimento. O caminho seguido ilegalmente por milhares de pessoas resultou na fundação do estado de Israel, pequeno oásis cercado de inimigos por toda parte. No meio de tudo isso também há um romance entre uma enfermeira americana, que não quer se envolver com os conflitos dos judeus, e um soldado judeu que está envolvido até o pescoço.
Eu gosto muito de história e também geografia política então eu amo esse livro, para quem não gosta dessas coisas algumas partes podem ser cansativas por tratarem bastante de assuntos políticos, estratégias de guerra e coisas do gênero, mas eu realmente recomendo.
O livro também foi adaptado para o cinema em 1960,  conta com Paul Newman no elenco e tem 208 minutos de duração, eu gostei, mas não chega nem perto do livro que é muito grande então tiveram que tirar muita coisa, além disso mudaram muito a personalidade dos personagens e disso eu realmente não gostei.

5 comentários:

  1. Gostei.
    Tenho meu livro a muito tempo mais nunca lê, está na minha lista para ler em 2011 sem falta.
    Boa resenha, continue sempre assim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,
    Leia mesmo, é um livro muito bom, tem ação, romance, e nos conta muito sobre a história cruel do século XX.

    ResponderExcluir
  3. Ei Adriana, passei por aqui (Flávia - Skoob) adorei sua resenha, gostei muito, me deu mais vontade ainda de ler... valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, sei que vou gostar. Amo história, geografia política e estratégias de guerra. A história desse povo é triste mais Horoza!

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...