domingo, 28 de novembro de 2010

"O Morro dos Ventos Uivantes" - Emily Brontë

 Essa semana eu me deliciei com a leitura de um clássico da literatura inglesa; "O morro dos ventos uivantes"de Emily Brontë
A principio me interessei pelo livro por ser de uma escritora inglesa quase da mesma época de Jane Austen, como eu amo Jane Austen pensei que talvez fosse parecido, então comecei a ler na terça-feira com a determinação de ler bem devagar, mas não teve jeito, terminei na sexta-feira.
Bom, o que eu posso dizer, não tem nada a ver com Jane Austen, me enganei e muito, quem conhece Jane Austen sabe que ela trata de assuntos cotidianos, tem um estilo mais moderno, apesar de ter morrido um ano antes da Emily nascer.
"O morro dos ventos uivantes", é um livro mais exagerado, paixões avassaladoras, vilões terríveis, um vocabulário mais carregado. De início isso me surpeendeu e até me deixou em dúvida quanto a se eu ia gostar do livro, mas, ele não é um clássico a toa, é realmente maravilhoso,  a estória é cativante e gostei muito da forma como a autora fez a narrativa do livro, é diferente de tudo que eu já li, de início quem narra é o Sr Lockwood, depois  é a sua governanta a Sra Nelly Dean. Começa em 1801 e depois volta uns 40 anos para nos levar ao acontecimento que molda toda a estória, a paixão entre Heathcliff e Catherine Earnshaw um amor proibido, na verdade uma paixão obsessiva algo  que nem o tempo e nem a morte puderam apagar, tão forte que afetou duas gerações. Por fim o livro termina em 1802, e o final é bem surpreedente. Um conselho: se você nunca leu, LEIA!
O interessante é que esse é o único livro da autora (será que foi sorte de principiante?)que não viveu para usufruir do sucesso, morrendo de tuberculose um ano depois de sua publicação, com apenas trinta anos de idade.
Agora estou deseperada para ver o filme. Sei que dificilmente um filme fará jus ao livro, eu geralmente me decepciono quando assisto a uma adaptação, mas é com o Matthew Macfadyen! E isso em si já me faz ter vontade de assistir a qualquer filme.

Vejam uma seleção de cenas que eu vi no You tube  muito lindo!

20 comentários:

  1. Sempre fiquei um pouco em dúvida sobre este livro pelo vocabulário, que eu acho que iria me perder um pouco, mas estou cada vez maaaaaaaaaaaais louca pra lê-lo!

    beeijos

    ResponderExcluir
  2. O vocabulário não é tão difícil, você não vai se arrepender é muito bom...
    Beijos e obrigada por visitar meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei seu blog =D
    Conheci lá do skoob ;D
    Adorei a sua resenha *---*
    Esse livro está bonitinho ali na minha estante, esperando eu ler ele, e deu uma vontade agora *-*
    Eu ainda não vi essa versão do filme =/ mas vi a versão da MTV de 2004, que ainda é a minha favorita *-* apesar de terem mudado a história =S
    Se puder visitar meu blog, está cheio de promoções legais ;D
    http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  4. Oi, obrigada, já visitei seu blog, promoção interessante, vou participar com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler este livro,se não me engano é a primeira resenha que leio dele,e claro: AGORA QUERO LER MAIS AINDA! KKKKKKK

    E o melhor....é baratinho! ;D

    Adorei a Resenha,e o Blog,
    Bjs,Guilherme
    Devorando Letras ^^

    ResponderExcluir
  6. É mesmo paguei menos de R$15,00 no Submarino. Um dinheiro muito bem empregado.
    Abraço, e volte sempre...

    ResponderExcluir
  7. Adorei o comentário. Comecei a ler o livro, não tenho vontade de parar, é um romance maravilhoso.
    Assim com alguns disseram, tinha medo de comprar e não conseguir entender por causa do vocabulário. Que bom que comprei o livro. Paguei R$ 6,l5 no site da estante virtual(3,00 + 3,15 do frete), É um livro amarelado pelo tempo, mas em ótimo estado.

    ResponderExcluir
  8. Aleluia alguem fala de "O Morro dos Ventos Uivantes" :) . Eu amo esse livro , ganhei ele em um amigo secreto do colégio , ameeeeei & sou louca pelo Hareton (lll³

    ResponderExcluir
  9. Eu também amo o Hareton, principalmente a versão Matthew Macfadyen! rsrsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  10. Ola! A muito tempo estou querendo ler esse livro, mas sempre ficava um pouquinho em duvida.Gostei da sua resenha e realmente aumentou mais ainda minha vontade de ler o livro ^^
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Issinha, fico feliz que vc tenha gostado.

    ResponderExcluir
  12. Terminei de ler esse livro sábado, e ainda tô com ele na cabeça (e é porque depois dele já li Pequena Abelha rsrs).
    Quanto a linguagem dele eu achei interessante, pois é uma maneira de enriquecer o nosso vocabulário, não é mesmo?!
    Mais uma fã de Hareton \o/
    beijos!
    alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler este livro e agora ainda mais com essa resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  14. ola eu comprei esse livro paguei 9,90 na americanas to começando depois de ler sua resenha quero ler ele o mais rapido possivel

    bjss

    ResponderExcluir
  15. Você não iria conseguir ler devagar nem que quisesse.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Retribuindo sua visita!
    Ainda não conhecia seu blog, mas adorei! Já estou seguindo. O Morro dos Ventos Uivantes é um ótimo livro mesmo, até fiz resenha dele lá no PTDL...
    bjos
    Dani

    ResponderExcluir
  17. Tentei ler esse livro, mas desisti .. achei um pouco exagerado. Depois da sua resenha, acho que vou dar uma segunda chance a ele!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Não sei sua idade, mas quando li esse livro entre os 16 e 17 anos, minha experiencia foi bem parecida com a sua, eu estava na trilha de Jane Austen e li pq achei que seria parecido, não foi! A história me impressionou muito, na época eu detestei, achei tragica, pesada, dolorosa, praticamente joguei o livro na estante de onde peguei ele. Recentemente eu voltei a ler a história, chorei, sofri, me acabei, tive vontade de queimar o livro, mas apenas guardei ele, com mais cuidada dessa vez, não queimei pq estou definitivamente queimada!

    Beijos, boa resenha!

    ResponderExcluir
  19. É MARAVILHOSO,EU PUDE ATÉ SENTIR A PAIXÃO DOS DOIS ME QUEIMANDO.
    Sem palavras.
    mEU LIVRO FAVORITO.

    ResponderExcluir
  20. Gente... já assisti a adaptação de 2009.Que é bastante emocionante,chorei tanto que ainda estou reunindo coragem pra lê o livro - que por sinal só recebe boas críticas.
    Agora você aumentou minha vontade de lê-lo.
    bjão,

    Lays http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...