sábado, 20 de novembro de 2010

Jane Austen e Eu

Como tantos outros fãs, conheci Jane Austen, não por meio de um livro mas de um filme, e foi é claro "Orgulho e Preconceito" (2005) Foi no dia 09 de junho de 2007, eu sei por que anotei no meu diário, as palavras que usei para descrevê-lo foram: "Muito lindo e apaixonante", o assisti 3 vezes em um fim de semana.

Mesmo sem conhecer o livro eu achei a estória e principalmente os personagens muito reais, tem uma cena em especial que eu me identifiquei muito que é quando a
Lizzy e a Jane estão conversando embaixo das cobertas depois do baile em que conheceram o Sr. Bingley e o Sr. Darcy, toda a empolgação e intimidade das irmãs, é muito real. Consegui até sentir o friozinho na barriga que a Jane devia estar sentindo depois de conhecer um cavalheiro que era tudo que um jovem deve ser e que ainda a tirou para dançar mais de uma vez, alguém aí acha que ela dormiu aquela noite? Eu duvido, já passei por algo assim e a cena foi  bem parecida lá em casa e eu não dormi!
Continuando...Nos extras do filme aprendi algumas coisas sobre a Jane, mas achei que seus livros não estivessem disponíveis em português. Ano passado por indicação de uma amiga eu assisti "Amor e Inocência", aí decidi que teria que ler os livros dela, mas foi só este ano com a chegada da internet aqui em casa que eu fiquei sabendo que os livros dela estavam disponíveis no brasil e em português!
Comecei lendo "Emma", amei e amei tanto que depois de ler "Mansfield Park" ( que foi o próximo) eu li "Emma" novamente,  e nesse meio tempo ainda comprei o filme ( de 1996 com Gwyneth Paltron, Jeremy Northam) que é muito fofo. Os outros eu e minha irmã compramos de uma vez só, li nessa seqüência: "Persuasão", "Orgulho e Preconceito", "Abadia de Northanger" e "Razão e Sensibilidade". Entre "Emma" e o último não se passaram dois meses.
É incrível como as mulheres criadas por Jane Austen são reais, tanto que qualquer mulher consegue facilmente entender suas atitudes, pensamentos e sentimentos, desde os mais nobres até os mais mesquinhos. Quem já não se sentiu oprimida como Fanny Price? Ou frustrada e arrependida por algo que deixou de fazer no passado como Anne Eliott?Quem Já não teve suas rivalidades por causa de inveja ou ciúmes como a Emma tinha com Jane Fairfax? E afinal mesmo que seja só na adolescência, todas já tivemos um pouco de Mariane Dashwood, sonhadora romantica e irracional...Mas o que todas queremos ou a maioria é ser firmes determinadas e inteligentes como Elizabeth Bennet, e principalmente encontrar um Sr. Darcy por aí.
Apesar das mulheres serem tão reais não sei se posso dizer o mesmo dos homens, calma não estou criticando a Jane, só que como mulher não conseguimos compreender a mente masculina, e acho que até Jane Austen deve ter tido essa limitação, assim acho que para criar o Sr. Darcy o Sr. Knigtley e todos os maravilhosos cavalheiros de seus livros Jane só fez o que todas nós já fizemos algum dia: sonhamos com o príncipe encantado, e imaginamos que fosse real. Mas isso tudo não é nada mais do que uma opinião talvez a Jane os conhecesse melhor do que eu, essa idéia é até mais agradável assim posso continuar acreditando que o Sr. Darcy existe em algum lugar...

2 comentários:

  1. Adriana, entendo perfeitamente quando vc diz " decidi que teria de ler todos os livros dela" :-) Seu blog está lindo, parabéns.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Parabéns pelo blog! Mais inteligente que eu! hehehehe

    ResponderExcluir

Saiba que seu comentário me deixa muito feliz, então comentem a vontade.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...